Textos Recentes »
Últimos Comentários »
Populares »

A Cia

A Cia Clássica de Repertório foi fundada em janeiro de 1994, buscando criar um teatro de repertório e um resgate de textos clássicos da dramaturgia e literatura mundial. Além de desenvolver uma dramaturgia própria a Cia tem em seu currículo autores como Moliére, Clarice Lispector, Arthur Miller, Tennesee Willians, Gil Vicente e Eça de Queiroz. A estréia foi com a montagem infanto-juvenil “Cinderela - A Comédia”, uma paródia do clássico infantil homônimo. No mesmo ano veio ao palco “Pluft - O Fantasminha”, de Maria Clara Machado e “A Mulher Zumbi”, de Mario Persico, sendo que as duas montagens continuam em temporada, perfazendo doze anos em cartaz.
A Mulher ZumbiCom A Mulher Zumbi, a Cia Clássica conquistou reconhecimento de público e crítica. O espetáculo conquistou 27 prêmios em Festivais Estaduais e Nacionais de Teatro, além de representar o Brasil no XII ENTEPOLA - Encontro de Teatro Popular Latino Americano em Santiago do Chile em 1998. Ainda com A Mulher Zumbi e o infanto-juvenil Meu Amigo, Dom Pedro II, a Cia Clássica excursionou por algumas cidades ao Norte de Portugal (Porto, Vila Nova de Gaia, Vila Nova Famalicão, entre outras) em 1999.
A Hora da EstrelaApós ser agraciada com apoio da Lei de Incentivo à Cultura Municipal - LINC, por quatro vezes , a Cia Clássica em 2006 foi uma das 55 companhias classificadas para receber o Prêmio Myriam Muniz, (FUNARTE/PETROBRÁS) concorrendo com mais de 800 grupos de todo o pais a Cia Sorocabana teve seu projeto “De Feira de Muares á revolução Industrial”, classificado em 16° lugar por ordem de excelência artística, desse projeto nasceu o espetáculo ‘A FEBRE’. Em 2007 a CIA CLÁSSICA é classificada pela segunda vez consecutiva com o Prêmio Myriam Muniz para realização do espetáculo DO OUTRO LADO DO RIO, que narra a saga da imigração espanhola em Sorocaba e compõe a segunda parte da trilogia sorocabana.