top of page

Outra nova produção da Cia Clássica de Repertório, privilegiando o teatro infanto-juvenil, em a montagem escrita e dirigida por Mário Persico, "O Menino e o Mar Sem Fim" terá sessão única nesta sexta-feira (18), às 20 horas, com entrada franca, no Teatro do Sesi, à rua Gustavo Teixeira, no bairro do Mangal. A fábula infantil conta a saga de um menino que, de repente, fica órfão de pai e, vendo a tristeza e o desespero de sua mãe, sai à procura do Mar Sem Fim, pois lhe foi dito que é para o mar que vão as pessoas que nos são queridas. Em sua jornada à procura do Mar Sem Fim, ele se encontra com vários tipos do folclore brasileiro. Alguns irão ajudá-lo em sua busca, outros tentarão atrapalhar e impedir sua missão.

 

"O Menino e o Mar Sem Fim" usa o mar, explica Persico, como metáfora para falar da liberdade da criança. "Ao transformar a poética relação entre um menino e esse mítico elemento da natureza, o mar, o texto cria também uma linda fábula sobre o cotidiano infantil, como família, amizades, amor e a morte. Apesar de não ser uma temática usual nas narrativas voltadas ao público infantil e juvenil, a morte nos é apresentada de forma sutil, num jogo poético onde vão desfilando seres míticos do folclore brasileiro, que vão conduzindo um garoto de 8 anos em sua jornada rumo à compreensão e aceitação da perda de um ente querido, seu pai", conta o dramaturgo sorocabano, acrescentando: "Todos lhe dizem que seu pai está no coração do Mar Sem Fim e isso faz o garoto empreender sua jornada até o mar para questioná-lo e exigir que este devolva seu pai. E é diante do mar imenso e forte que ele aprende o ciclo da vida: nascer, crescer, morrer...".

 

"O Menino e o Mar Sem Fim", lembram, de outro lado, os atores e atrizes da Cia Clássica de Repertório, é um texto extremamente poético, ao questionar a morte através do olhar inocente de uma criança que questiona a própria existência. Além de introduzir no universo infantil uma temática como a perda, muitas vezes proibida às crianças, mas que faz parte do aprendizado de qualquer ser humano.

 

Participam da montagem os atores Felipe Dias, Jair Christo, Ivone Martins, Mariana Moraes e João Vieira.

bottom of page